Atraso no FGTS Pode Resultar em Rescisão Indireta para o Trabalhador
Vamos abordar um tema crucial para os trabalhadores em todo o país.
É cada vez mais comum as empresas deixarem de efetuar os depósitos do FGTS de seus funcionários, uma prática totalmente ilegal que pode até mesmo resultar em rescisão indireta se o atraso persistir por pelo menos três parcelas.
A rescisão indireta é uma alternativa vantajosa para o trabalhador, que pode optar por deixar a empresa e receber todas as verbas como se tivesse sido demitido. Isso inclui o direito ao seguro-desemprego, aviso prévio, saque do FGTS e o recebimento de todas as verbas rescisórias.
Como solicitar a rescisão indireta? Esta forma de rescisão não é reconhecida pelos empregadores, pois beneficia o empregado. Portanto, para aplicá-la corretamente, é necessário buscar a via judicial ou firmar um acordo extrajudicial com a assistência de um advogado que represente o trabalhador.
No Laquila Advogados, somos especialistas nesse procedimento e temos auxiliado trabalhadores de todo o Brasil na aplicação da rescisão indireta, garantindo a efetivação de seus direitos de maneira ágil e segura.
Para garantir se os depósitos estão sendo feitos, você pode consultar o extrato do FGTS seguindo as orientações no site da Caixa Econômica Federal:
https://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/fgts/paginas/default.aspx
Não deixe que o prejuízo ocorra.